O candidato a uma vaga de emprego pode ter um currículo exemplar, mas, se não for bem na entrevista com o futuro empregador, corre sério risco de deixar escapar a oportunidade desejada.
Antes da entrevista
1 - Pesquise e descubra o maior número de informações sobre o seu provável empregador. O site da empresa deve ser seu ponto de partida. Familiarize-se com sua missão, desempenho passado, objetivos futuros, e atuais avaliações dos analistas. Converse com alguém que já trabalhou na organização.
Busque informações sobre a empresa e a área de atuação dela antes da entrevista
Informe-se: pesquise na internet sobre a instituição, busque novidades e notícias sobre sua área de atuação. Perguntas relativas a empresa e a seu setor de atuação são praticamente certas na entrevista. Responder a uma dessas questões com algo do tipo: “não conheço a empresa” ou “não sei o que ela faz” ou o eliminarão ou diminuirão significativamente suas chances de ser contratado.
2 - Familiarize-se com seu currículo e esteja preparado para responder a perguntas sobre ele. Ao mesmo tempo, certifique-se de que você tenha lido a descrição da vaga cuidadosamente, e pense em como sua experiência beneficiaria seu empregador em potencial.
3 - Prepare seu kit de entrevistas. Nele devem constar seus certificados, referências, cópia do anúncio da vaga, e uma lista de questões que você pode fazer ao entrevistador. Exemplos: Quais serão as minhas responsabilidades? Qual foi o motivo da abertura da vaga? Como serei avaliado? Quais os planos de crescimento?
4 - Prepare-se antecipadamente para responder a questões típicas de um selecionador. Se vier a pergunta "fale-me a seu respeito", você deve usar a máxima do "seja você mesmo", pois esta pergunta tem como função entender o que você mais valoriza sobre si próprio, e não há resposta certa ou errada. O ideal é ser bastante aberto e honesto.
No caso de pergunta sobre satisfação com a carreira, novamente não há resposta certa ou errada. Provavelmente, alguns pontos de sua carreira poderiam ser melhores – perspectivas, aprendizado, condição econômica do setor que trabalha. Seja claro nisso e traga boas justificativas.
Se for feita a pergunta "por que você quer deixar seu empregador atual", jamais leve o discurso para o campo pessoal. "Não culpe ex-colegas, ex-chefes, não fale mal ou demonstre ingratidão com seu antigo empregador. Suas chances serão reduzidas.
Durante a entrevista
1 - Use boa linguagem corporal. Cumprimente seu entrevistador em pé, com um firme e forte aperto de mão e um sorriso. Sente-se ereto, com os dois pés no chão. Fale de maneira clara e confiante. Procure manter um nível confortável de contato visual durante a entrevista.
2 - Esteja ciente das várias partes que compõem uma entrevista. Uma entrevista padrão geralmente começa com um bate-papo introdutório, passando para questões específicas, de sua aplicação até sua experiência. Informações gerais sobre a empresa e a função podem vir em seguida. No final, há um espaço para perguntas.
Depois da entrevista
Escreva um breve resumo da entrevista enquanto ela ainda está fresca em sua mente. Anote as áreas em que você sentiu que foi bem, assim como quaisquer questões difíceis de responder. Um e-mail posterior de agradecimento é sempre muito importante. Além disso, caso haja a possibilidade (cada caso é um caso), faça este mesmo agradecimento por telefone. Dar as suas impressões sobre a entrevista e pedir o mesmo ao entrevistador também pode ajudar. Se a empresa não ligar ou der um resposta no prazo acordado, ligar para a responsável ou encaminhar um email falando que gostou muito da empresa e da proposta, e que tem muito interesse na vaga.
Técnicas de Relaxamento para Entrevistas de Emprego:
Horas antes da entrevista tire alguns minutos para relaxar. Desligue a TV, o som, vá para um ambiente com poucos ruidos e relaxe. Tire os primeiros dez minutos para relaxar sua mente, nos dez minutos seguintes visualize-se chegando à entrevista, confiante e preparado, nos dez minutos finais volte a relaxar, pense que você se preparou o suficiente para conseguir esta vaga e agora só precisa colocar em prática o que estudou.