Para qualquer profissional em busca de novas oportunidades de trabalho, é indispensável o uso das redes sociais. Se você é do tipo resistente ao uso dessas ferramentas, terá suas chances de contratação reduzidas, esteja certo disso. Mesmo que você não goste de usar redes sociais ou não tenha interesse em manter um perfil ativo, você pode pelo menos usar as redes sociais para conseguir um emprego. Isso mesmo. Você não precisa ficar se conectando com amigos ou postando fotos, notícias sobre sua vida pessoal ou coisas do tipo. Mas você precisa usar as redes sociais por 2 bons motivos:
O primeiro motivo:
Todas as empresas utilizam pelo menos uma rede social para divulgar seus produtos, serviços, e até vagas de emprego (em alguns casos, somente para seus seguidores ou usuários da mesma rede social).
Muitas empresas, no Brasil e no mundo, não anunciam suas vagas em jornais, portais de emprego ou empresas de RH. Elas publicam suas vagas diretamente em suas redes sociais, até mesmo como forma de gerar tráfego qualificado. Por exemplo, uma empresa que precise contratar um engenheiro recém formado, ao anunciar sua vaga em um jornal, além dos custos com anúncio, ela corre o risco de receber centenas de currículos, muitos destes, fora do perfil exigido. Ao publicar essa mesma vaga em sua página no Facebook, por exemplo, além de economizar com anúncio, pois o Facebook é de graça, a empresa pode filtrar o perfil de pessoas que ela gostaria que recebesse aquela informação. Assim, o próprio sistema do Facebook se encarrega de levar o anúncio daquela vaga somente as pessoas com o perfil mais próximo do desejado pela empresa, como: idade, sexo, cidade, formação...
Por isso é muito importante você acompanhar as empresas que gostaria de trabalhar nas redes sociais, para estar sempre informado sobre o que ela está divulgando, como novidades, contratações, etc.
O segundo motivo:
Assim como muitas empresas anunciam suas vagas em redes sociais, muitas outras usam as mesmas redes sociais para buscar profissionais ou conhecer o perfil dos seus candidatos. É muito comum hoje em dia, no departamento de RH de algumas empresas, o uso de alguma rede social para captação de contatos de profissionais com o perfil da empresa.
Dependendo do cargo a ser ocupado, algumas empresas preferem não anunciar a vaga, para não fazer alarde. Elas preferem entrar no Linkedin ou Facebook, para visualizar perfis de usuários que poderiam ocupar aquela vaga; então elas listam os possíveis candidatos, com base em seu critério de exigência, para posteriormente fazer contato, por telefone ou e-mail.
Por isso é importante que você esteja lá quando elas procurarem por profissionais com o seu perfil.
Seu perfil diz quem você é.
Outro fator importante, é o fato de muitas empresas pesquisarem o perfil de alguns candidatos, após a entrevista. É comum muitos recrutadores (alguns até solicitam que o candidato informe se ele faz uso de redes sociais, e quais) visualizarem todo o perfil de um candidato em sua rede social, pois por meio dela é possível saber muitas coisas sobre as pessoas. Isso porque muitas pessoas postam toda a sua vida em sua rede social; assim o recrutador pode ter uma ideia do estilo de vida do candidato e saber um pouco mais sobre suas opiniões pessoais e sua visão de mundo, afinal de contas, o que você expões sobre sua vida, diz muito sobre quem você é. Pense nisso!
Dica importante:
Se você já faz uso de alguma rede social, evite misturar coisas pessoais com profissionais. Se em seu perfil pessoal no Linkedin, Fecebook ou outro, conter informações como: Time para o qual você torce, fotos em cenas imorais ou comprometedoras, como consumindo drogas, álcool, etc... Não informe este perfil a seu recrutador. Se este for o seu caso, o ideal é deixar seu perfil pessoal aberto somente para seus amigos e familiares, e depois criar um novo perfil, de preferência com seu nome e sua profissão: Carlos Chagas Engenheiro Civil. E neste perfil poste somente informações de caráter profissional, condizentes com o tipo de emprego e cargo que você pretende ocupar.
Não espere mais. Crie seu perfil hoje mesmo!
Se você ainda não faz uso de nenhuma rede social, não espere mais para começar a se familiarizar com essas novas ferramentas. Caso você não saiba como usar ou como criar um perfil, a dica é: Digite no Google ou no Youtube: Como criar um perfil no... nome da rede social. Certamente encontrará guias e tutorias, em textos e em vídeos, ensinando, passo a passo, como criar e usar as redes sociais.
As redes sociais mais usadas pela maioria das empresas no Brasil são: Linkedin, Facebook, Twiter e Instagram. Mas você não precisa criar perfil em todas elas, nem se limitar a essas, pois existem centenas. A dica é: use aquela com a qual você se sente mais familiarizado, ou então aquela que uma empresa que você gostaria de trabalhar usa. Depois de concluído seu perfil, revise tudo, peça a opinião de uma pessoa sensata e, se achar conveniente, deixe seus contatos, pelo menos seu e-mail, caso não queira divulgar seu telefone.