Como encontrar boas empresas no Google de forma correta

material-de-apoio-05

Muitas pessoas, em busca de emprego, costumam pesquisar no Google por “Vagas de emprego...” ou “Vagas de emprego para engenheiros...”. Muitos dos nossos usuários chegaram até nós dessa forma, pesquisando por vagas de emprego.

Gostaríamos muito que todas empresas que contratam engenheiros utilizassem nossa plataforma para encontrar seus profissionais. E estamos trabalhando duro para conquistarmos mais empresas parceiras da nossa plataforma. Mas a verdade é que nem todas as empresas de engenharia buscam engenheiros em nossa plataforma. E o nosso objetivo é ajudar você a encontrar um bom emprego. Por isso, caso você não encontre uma vaga com seu perfil em nossa plataforma, que atendas suas expectativas, vamos lhe ensinar duas maneiras eficientes de encontrar boas empresas no Google.

Acredite, muitas empresas não divulgam suas vagas em sites de emprego, nem em jornais, nem nas redes sociais ou empresas de RH. Elas captam currículos de possíveis candidatos em seu próprio site, por meio de um formulário, envio de currículo anexo ou até mesmo anunciando um processo de seleção, para que os interessados possam se inscrever antecipadamente para as vagas.

material-de-apoio-05

Dica 1 – Escolha empresas por área de atuação:

Se você é formado em Engenharia Civil, por exemplo e está em busca de recolocação na área, pesquise no Google por Construtoras... Empresas de engenharia Civil... Grandes empreiteiras... etc. O Google trará um relação de sites de empresas do setor, por relevância. Entre no site dessas empresas e procure no topo ou no rodapé do site. Você verá que muitas delas tem a opção Trabalhe Conosco. E ali está mais uma oportunidade para você deixar seu currículo.

Essa é uma das maneiras mais simples de se conseguir um emprego. Mas desconsiderada pela maioria dos desempregados, justamente por ser tão simples. É aí que está sua grande chance. Lembre-se que nem todas as pessoas que estão em busca de recolocação têm essa informação. Talvez você mesmo não tinha pensado dessa forma. E lembre-se também que nem todas os concorrentes à vaga terão um currículo como o seu. Isso faz muita diferença para quem está do outro lado do site, avaliando os currículos que chegam, para escolher. E você já aprendeu como elaborar um bom currículo. Caso ainda não tenha feito, baixe seu Guia de Currículo em Material para baixar.

Mas antes de enviar seu currículo, estude um pouco a empresa. Saiba o que ela faz, onde ela atua, há quantos anos ela está no mercado, etc... até mesmo para você saber se a empresa atende suas expectativas profissionais. E caso não encontre o menu Trabalhe Conosco no site da empresa, pelo menos os contatos da empresa estarão lá. Ligue e se informe como a empresa costuma contratar seus profissionais. Toda média ou grande empresa costuma ter um responsável só para isso.

Dica 2 – Escolha empresas por região (país, estado ou cidade):

Existem grandes empresas de engenharia, em várias regiões do pais, mas que não investem muito em publicidade na Internet. Assim, quando você pesquisa por área de atuação, como na Dica 1, é provável que muitas dessas empresas não apareçam nos resultados. O Google tem um limite de resultados por página de busca, que varia de 10 a 15 resultados. Ou seja, aparecem em primeiro os que investem para estarem no Google.

Mas quando você regionaliza sua pesquisa, os resultados mudam drasticamente. Pois o Google é capaz de localizar até mesmo empresas que não têm site, quando a busca é regional. Por exemplo, se você pesquisar "Empresas de engenharia em Minas Gerais", o Google trará nos primeiros resultados somente empresas de engenharia localizadas em Minas ou atuantes em Minas. Ainda que a empresa não tenha um site, se ela estiver cadastrada no TeleLista (quase todas as grandes empresas estão) ou tiver um perfil no Google Plus, o Google trará essa empresa em seus resultados.

Dessa forma, você tem a chance de encontrar empresas de nicho, em sua área de atuação, na cidade que você deseja trabalhar. O passo seguinte é o mesmo da Dica 1, estude a empresa e, se você achar conveniente, faça contato para agendar uma entrevista.

IMPORTANTE:  Essas informações podem até parecerem óbvias, mas acredite: nem todos os seus concorrentes tem essas informações. E nem todos eles estão levando tão a sério essa procura por emprego, como você.

Conseguir um emprego não é questão de sorte. Existe meios e métodos, mas nem todos conhecem os meios e os métodos corretos. Conhecer os meios e os métodos corretos é o que fará a diferença, entre você e seus concorrentes.

Por isso, programe-se para iniciar sua pesquisa e conseguir uma vaga ideal. Faça dessa busca o seu foco. Tenha como sua primeira meta listar todas as empresas que considera perfeitas para você. Em seguida, estude-as, faça contato, prepare-se para ocupar o cargo e... mãos à obra!